quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Edifício do Relógio


Colónia Alemã

A cidade da Horta, pela excelente localização geo-estratégica da Ilha do Faial, foi centro de um emaranhado conjunto de cabos telegráficos submarinos.
Em 1893 foi instalado o primeiro cabo, logo seguido de outros, de várias nacionalidades.

Tais circunstâncias despoletaram um grande desenvolvimento, traduzindo-se, no inicio do século XX, na construção de importantes imóveis, um dos quais, o Bairro Residencial da DAT (Deutsche Atlantische Telegraphengesellschaft) pertença de uma companhia alemâ.
Composto por cinco edifícios, alberga hoje diversos serviços do Governo Regional.
Um deles, chamado "Edifício do Relógio", onde actualmente funciona a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, de contornos harmoniosos e elegantes, com alguns requintes de pormenor, apresenta no lado norte, uma varanda fechada, adornada com interessantes e ainda bem conservados vitrais alusivos ao I Reich, ao Kaiser Guilherme e à heráldica das diferentes províncias da Alemanha.


















Anualmente, estes vitrais são visitados por inúmeros turistas alemães que se deslocam à nossa Ilha, sendo por estes, muito apreciados.











Pesquisa, texto e fotos de LE. e HM.

2 comentários:

Carlos Faria disse...

LC, você continua com uma produtividade supreendente e além disso, não perde qualidade, sempre adorei estes vitrais desde que os descobri, andava eu no liceu, e o pormenor com que descreve as representações, mostra cuidado na investigação das suas postagens. Parabéns.

Lc disse...

Obrigado, pelos comentários.
Este não foi da minha autoria, mas de uma pessoa que está também muito ligada a este blog.