sexta-feira, 9 de novembro de 2007

DOCA DA HORTA RECEBEU MAIOR NAVIO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

MEIOS TÉCNICOS DO PORTO DA HORTA PERMITIRAM ATRACAGEM DE NAVIO COM 205 METROS




"O porto da Horta recebeu ontem o maior navio que atracou no molhe da doca nos últimos 20 anos.
Trata-se do cruzeiro turístico Black Watch, com 205 metros de comprimento e 7,5 metros de calado (a parte imersa do navio).




"Desde que estou cá é o maior navio que atracou na Horta", disse ao INCENTIVO o presidente do Conselho de Administração da APTO (ex-Junta Autónoma do Porto da Horta).

Ângelo Andrade explicou que uma operação de atracagem implica a conjunção de diversos factores que, no caso presente, se conjugaram, permitindo que o Black Watch não fundeasse na baía, fora da doca, como costuma acontecer com navios de idêntico e, naturalmente, porte superior.

Além do comprimento do navio tem que ser tido em conta, nomeadamente, o calado e a área vélica, para além das condições do tempo e do mar. "Se o navio tivesse chegado ontem não atracava", exemplificou Ângelo Andrade.

O Presidente da APTO disse também que para esta operação foi fundamental a forma como o porto da Horta se encontra equipado com meios técnicos auxiliares das manobras. "Sem o rebocador Ilha de São Luís, que se manteve presente durante as manobras, elas não teriam sido feitas", adiantou, revelando o papel de uma "nova geração de pilotos" locais.

O facto de o barco ser de construção um pouco antiga - deverá ter sido construído na década de 1970 - , não segue, por isso, a linha de arquitectura naval mais recente, em que os navios são mais altos.

Ora, isso também constituiu um factor favorável à atracagem, pois a resistência ao vento é menor.

A acostagem do Black Watch também representou, do ponto de vista dos passageiros, um melhor aproveitamento do tempo, pois mal foram lançados os cabos para terra, os autocarros já se encontravam prontos para o transporte dos turistas.
E como é habitual nestas ocasiões, a cidade da Horta encheu-se logo de gente, que aproveitou a tarde "de Verão" que ontem ocorreu, uma espécie de oásis nestes dias de chuva, que, segundo as previsões, vão continuar.


A bordo viajam 757 turistas e 357 tripulantes. O barco desloca quase 29 mil toneladas, com bandeira das Bahamas e dirige-se para a Praia da Vitória, agenciado pela Bensaúde.

O porto da Horta, recorde-se, vai ser alvo de uma ampla remodelação, cujo processo já se iniciou e que inclui a construção, na zona Norte da baía, de um cais com 300 metros, precisamente destinado a este tipo de tráfego.

A presença de cruzeiros turísticos na Horta é frequente, desde sempre. Só este ano o Faial recebeu, com o Black Watch, 12 navios."


texto e fotos de Souto Gonçalves
publicado no Jornal "INCENTIVO" no dia 08 de Novembro de 2007

Sem comentários: