quinta-feira, 3 de abril de 2008

"ESTONTEANTE BELEZA"


A ilha do Faial é um regalo para os olhos de quem a visita, pelas suas belezas naturais.
O rendilhado das hortenses sobre o verde das colinas é de uma estonteante beleza . E podermo-nos banhar nas profundas águas atlânticas nas cuidadas piscinas naturais de Varadouro permite-nos uma experiência marcante.
Quando cheguei ao vulcão dos Capelinhos e fiquei emocionada pela sua paisagem lunar, revi as imagens de pessoas muito tristes, chorando desconsoladas junto a pobres casas que a imparável cinza vulcânica ia cobrindo inexoravelmente. Essas imagens a branco e negro, carrego-as desde que a RTP as transmitiu quando eu tinha tão somente sete anos.
Impressionante foi também ter a meus pés a Caldeira Velha, com a sua pequena erupção no fundo da cratera. Daqui até à cidade da Horta, foi um desenrolar de belas paisagens. E quando cheguei, deparei-me com uma marina fabulosa enfeitada de barcos elegantes, que dão à cidade um ar cosmopolita.
Quando olhei para o canal que separa Faial e Pico, não pude deixar de lembrar Vitorino Nemésio e José Medeiros nem "Mau Tempo no Canal", evidentemente. Atrás de mim, o mais que famoso "Peter´s", cuja colecção sobre a baleação merece ser visitada com vagar.
Mas o que me deixou uma marca indelével na alma foi poder contemplar serenamente a majestosa e magnífica massa do Pico e o perpétuo bailado das nuvens em redor do seu cume!! Uma experiência verdadeira e realmente inesquecível!!
Resta-me acrescentar que a Horta possui um Mercado muito interessante e motivos de grande interesse tais como igrejas , Impérios do Espírito Santo e edifícios civis. Não posso terminar sem dizer quanto é deliciosa a gastronomia da ilha.
Permitam-me sugerir-lhes o Faial como próximo destino de férias!
Este texto foi escrito para este blog pela São, que nos visitou em 2007, e que eu tive a felicidade de conhecer aqui na blogosfera. Deixo ficar aqui o link do seu perfil, pois tem dois excelentes blogs, aos quais recomendo uma visita.
A Ela fica aqui registado o meu agradecimento, pela sua colaboração e amabilidade. Obrigado também pela foto.

8 comentários:

São disse...

Venho (re)agradecer o convite, que me deu azo a transmitir o quanto foi agradável conhecer a ilha do Faial!
Se precisarem de mim, disponham.
Agradeço também terem divulgado os meus dois blogues!!
Felicidades.

Nilson Barcelli disse...

Tenho que ir aí...
Urgentemente.
Vamos lá ver se consigo este Verão.

Belo post.

Abraço.

Lc disse...

Obrigado mais uma vez São.

Lc disse...

Nilson - faz isso amigo, é satisfação garantida.

Fica bem.

Jana Arruda disse...

Linda ilha!! Parabéns!!

Anónimo disse...

Já estive aí, é fantástico.

Alexandre disse...

Achei tudo muito bonito parabéns, belas imagens.

São disse...

Obrigada a LC e a quem comentou.
Feliz fim de semana.