quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

PRIMEIRO CHARTER PARA A HORTA

UM MARCO HISTÓRICO PARA O AEROPORTO FAIALENSE

foto - Carlos Sequeira (30-07-1993)

Para as pessoas compreenderem a importância do aumento da pista do Aeroporto Internacional da Horta, é importante dar a conhecer os factos que fazem com que os Faialenses tenham nesta obra há muito prometida uma das sua principais exigências.

Sabemos que somos um destino atractivo, sabemos que existem muitos luso descendentes com vontade de visitar a terra natal de seus Pais e Avós, bem como vontade de muitos daqueles que emigraram à procura de melhores vidas em regressar à sua Ilha, por isso sabemos que é viável.

É seguramente um desafio para o Aeroporto da Horta de uma vez por todas se afirmar como uma porta de entrada regional, deixando de estar à espera dos lobbies instalados para justificar os movimentos de outros aeroportos ou de companhias aéreas.

Quem no seu perfeito juízo, optaria por viajar para São Miguel ou Terceira, se poderia viajar directamente para o seu destino de eleição, eu como turista ocasional, tento viajar directamente para o destino pretendido, pois toda a gente tal como eu gosta de "poupar" dinheiro, e estar a viajar para outras ilhas, tendo depois que acrescentar mais umas centenas de €uros em voos inter-ilhas, tornam os Açores menos apetecíveis e como destino turístico, extremamente caro.

Assim e para não me alongar mais, fica aqui o link para a história deste primeiro voo charter para o Aeroporto Faialense, o nosso Aeroporto, aquele que temos de defender com "unhas e dentes", contra tudo e contra todos, para evitar o esvaziamento há muito anunciado para as "ilhas" pequenas e consequente bipolarização de tudo neste Arquipélago formado ainda por 9 ilhas.

http://aviation-in-faial.blogspot.com/2009/01/oy-sha.html

5 comentários:

Carlos Faria disse...

Temos de defender o nosso aeroporto com todas as unhas e dentes... e muito mais e... quando se forem os dentes e as unhas continuar a resistir, até que de tanta insistência os que se nos opõem cedam finalmente de cansaço.

gaivota disse...

um excelente ano novo te desejo aí, na tua linda ilha, onde é tudo bom...
saúde e paz!
beijinhos

Anónimo disse...

Although we have differences in culture, but do not want is that this view is the same and I like that!

Rui Medeiros disse...

Sem bairrismos, permita-me dizer que essa foto demonstra que se houvesse uma real demanda por voos dessa natureza eles podiam existir sem o tão desejado aumento da pista. Isto por si não vem inviabilizar essas aspirações, apenas demonstra que os argumentos utilizados não serão os mais reais, uma vez que a principal razão para não existirem voos charter de outras paragens que não Lisboa para o triângulo não é a falta de uma pista capaz, embora existam limitações operacionais para este tipo de voo eles podiam acontecer. Veja-se o exemplo da Madeira e o tráfego que tinha quando a pista era exígua ou de Skiahtos (LGSK), na Grécia, onde operam regularmente companhias charters inglesas.
Isto, na minha opinião, não inviabiliza que se aumente a pista da Horta, mas que não nos iludam com promessas de voos charter. Um aumento da pista da Horta é necessário para garantir uma melhoria na operacionalidade dos aviões de médio curso bem como tendo em vista a implementação de RESA, mas, mais uma vez a meu ver, não se justificam gastos megalómanos com aumentos exagerados tendo em vista altos voos irrealistas, com a agravante de ser possível ter uma pista dessa natureza por muito menor custo no triângulo, um dia que tal se revele mesmo necessário.

Anónimo disse...

I will pass on your article introduced to my other friends, because really good!
Other Net