Fazendo parte das comemorações do 56º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, esta demonstração aérea terá lugar na baía da Horta no próximo Sábado dia 28 de Junho, por volta das 16 horas. A não perder...
Durante as explorações do fim de semana passado, deparámo-nos com o que parece ser uma "cratera" de um Vulcão extinto, pode-se dizer que é um grande "buraco", bem lá demos umas voltas por ali, tirámos umas fotos, admirámos as urzes em miniatura e seguimos viagem.
Qual não foi o nosso espanto, uns metros mais abaixo no trilho, ao encontrarmos uma indicação de túnel, fomos investigar, entrámos e percorremos toda a sua extensão, super escuro, mas com a luz ao fundo do ...
Afinal, este túnel vai dar directamente ao interior da suposta "cratera". Lá no fundo, a vista é esmagadora, tipo (formiga dentro de uma piscina). Bem escusado será dizer, que desta não estava à espera, já falei com diversas pessoas, ninguém conhece ou ouviu falar.
Agora pergunto eu:
Será mesmo uma cratera de um Vulcão extinto?
Qual a finalidade deste túnel?
Terá sido algum sitio de extração de algum material?
Confesso que não faço a mínima ideia, se alguém souber alguma coisa, diga por favor.
Está quase a fazer um ano, que ando a perder muitas horas do meu tempo disponível, para tentar manter este blog activo, por variadíssimas vezes recorri a textos ou imagens de terceiros, e tentei (espero que não me tenha esquecido de ninguém) mencionar os seus autores, ou melhor ainda, deixar links (quando os há) para essas páginas. Não faço isto, para ganhar prémios, ser destacado na imprensa, etc... Mas sim por amor à minha terra e para preencher uma lacuna, que na minha opinião existia na altura que iniciei este "trabalhão".
Não tenho complexos de "copyright", gosto de partilhar aquilo que vejo e vou aprendendo, agora espero o mesmo tratamento de terceiros, podem usar tudo o que quiserem, fotos, textos, etc, desde que seja mencionada a sua origem, sei que é muito fácil pegar num texto e colocá-lo por aí, infelizmente quem "queimou as pestanas" a pesquisar fui eu, e nem uma palavrinha a dizer tipo: http://rotadashortencias.blogspot.com/.
Isto tudo, devido ao meu texto: CARAVELA "VERA CRUZ" , ao qual foi subtraído a última frase e publicado na imprensa local.
NOTA FINAL - Se alguma vez, me esquecer de referir alguém, por favor, agradeço que me digam, pois acredito na velha máxima: o seu a seu dono.
Um dos aliciantes da exploração de novos locais, é não saber o que vamos encontrar. Foi com este espírito que nos "metemos" num dos trilhos não sinalizados aqui no Faial, e o resultado, para além de fantásticas paisagens foi a descoberta de um sitio para nós completamente desconhecido, com características verdadeiramente típicas de terras vulcânicas. Até hoje, apesar de ter tentado descobrir mais alguma coisa, o resultado continua a ser o mesmo, ou seja, uma verdadeira incógnita. Mas sobre este lugar, falaremos brevemente, por agora, aqui fica mais algumas imagens retiradas na freguesia do Capelo, entre outros vulcões...
É um passeio por imensas tonalidades de verde, com pinceladas e contrastes fabulosos, numa terra profundamente marcada pelo seu passado.
Em Busca do Desconhecido - Parte 2 ( brevemente neste blog)
Já toda a gente ouviu falar neste slogan certamente, pois é, estamos cada vez mais "adaptados" aos confortáveis sofás de nossas casas, de telecomando na mão e não mexemos uma palhinha. Temos de ir a algum lado, vamos de automóvel, e andar, mexer, népias.
Lá se vai tentando, depois de um "ralhete" do médico, ou no dia a seguir às análises ao mal fadado colesterol, enfim...
Por isso, o melhor que fazemos e deixar os "remédios" de ocasião, aqueles que prometem resolver tudo e não resolvem nada, e andar, andar e andar.
Por isso deixo aqui uma sugestão, de vez em quando mudar o cenário, das nossas "andanças" e fazer por exemplo o circuito das Levadas, é super acessível, de dificuldade baixa, basta seguir a água, no meio da luxuriante vegetação, "embrenhados" num silêncio fantástico, só quebrado aqui e acolá, por um pássaro, ou pelo "chapinhar" da água. Não esquecer o "farnel", umas sandes, umas águas, uns sumos, um chocolate para repor a energia e dar mais alguma, bem como calçado confortável.
Hoje, por acaso vi um panfleto a publicitar um passeio às Levadas, com almoço, chamarrita e tudo, acho que fazem muito bem, estas iniciativas são sempre de louvar.
Embora tenha de confessar, que sou um bocadinho mais egoísta, prefiro fazer este tipo de coisas em grupinhos mais pequenos, 4 a 6 pessoas no máximo, muita gente na minha opinião "estraga" o encanto da Natureza.
Hello, welcome to Rota das Hortênsias. It´s a blog about Faial Island - Azores - Portugal. Leave your comment, suggestion or sign our Guestbook. Thanks.
The Azores
A Portuguese Archipelago
In the middle of the Atlantic
Azores Time
BLOGS EM DESTAQUE
O maior livro de visitas do mundo (clique na foto para aceder ao blog)