segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O que se tem escrito VII

O Anel que tu me destes...

"Numa altura em que atravessamos mais uma época alta no que diz respeito ao turismo, interessa falar um pouco da qualidade das nossas vias de comunicação, agora que já temos "meia via rápida" inaugurada, que muito jeito vai dando aos automobilistas desta Ilha e não só.
Trata-se de abordar o chamado anel rodoviário do Faial, vulgo volta à Ilha, para dizer sem rodeios, que os nossos governantes não deviam dizer à boca cheia que completaram a obra, sem terem a humildade de reconhecer que o tal anel, não se encontra na sua totalidade nas melhores condições.
Os Faialenses sabem muito bem que devido ao forte sismo de 98 toda a recuperação de estradas já efectuada anteriormente, sofreu um desgaste anormal, nomeadamente com a circulação de viaturas de grande peso, com a retirada dos escombros de tantas habitações destruídas por essa Ilha fora, que foram colocados na sua grande maioria junto à pista do aeroporto.
Ora precisamente o troço que liga a cidade da Horta a Castelo Branco ficou num estado de degradação acentuada, bem como outros em menor dimensão, que não podem ser considerados como fazendo parte de um anel fechado e perfeito como se proclama.
Os próprios responsáveis percebem muito bem isso, ao efectuarem algumas correcções no pavimento atrás referido, embora longe do que é necessário fazer, que é a sua recuperação quase na totalidade, dado a sua importância na ligação do aeroporto à cidade.
Pode-se dizer o mesmo na recta de Pedro Miguel, bem como do cimo da Espalamaca, entre a nova rotunda e o miradouro.
Para que se consiga, aí sim, afirmar que o trabalho está completo e bem feito, é preciso que o pavimento seja todo ele homogéneo no seu estado de conservação.
A não ser assim, só podemos dizer, adoptando a letra de uma canção e um popular cantor açoriano, "o anel que tu me deste era de vidro e quebrou-se".
Para não haver estilhaços, era bom que as autoridades corrigissem rápidamente a situação. "


Francisco Espínola, in jornal Tribuna das Ilhas, 17/08/2007

Sem comentários: