quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Onde colocamos os pés (lol)

A ILHA DO FAIAL


Uma das coisas que pretendemos, com este blog, é dar a conhecer a nossa Ilha, mas também informar quem quiser saber algo sobre o Faial.
Estamos abertos a sugestões, criticas (construtivas), opiniões, perguntas, colaborações, enfim.....
Recebemos um e-mail de uma amiga e visitante do nosso blog que dizia entre outras coisas o seguinte:

".... olha que estou, na verdade, maravilhada com as v/informações. Isso é muito bom para quem quiser visitar a vossa Ilha. E tb dá incentivo para querer ir conhecer. Essa Ribeira Funda deve ter paisagens espectaculares no seu percurso, é uma falha sísmica, não?!... Vocês estão de facto, em cima dele... Nova pergunta no blog, espero que não deixes de comentar. ...."

Como gostamos, de responder a todas as perguntas que nos são feitas, e "aproveitando" um bocadinho o Blog de um especialista na matéria, que recentemente descobri, e que pessoalmente aprecio muito sugiro, que vejam esta postagem feita pelo "GEOCRUSOE" no seguinte link:


http://geocrusoe.blogspot.com/2007/06/o-faial-cortado-faca.html

Ao clicarem na foto, lá exibida, facilmente se vê, que existe uma falha na Ribeira Funda, e chegamos rápidamente à conclusão que falhas é coisa que não falta por cá.

Posso acrescentar, e se estiver enganado, este meu "amigo", certamente me chamará à atenção, o que agradeço desde já, que o Faial geologicamente falando está "dividido" em 7 partes:

1-a proveniente do vulcão da caldeira, 2- a zona basáltica da Horta, 3- o vulcão da Ribeirinha - Graben de Pedro Miguel, 4- o complexo do vulcão do Capelo e as outras (3) incluídas nas erupções históricas, nomeadamente : 1672, 1957 e 1958.

Para concluir a resposta a esta nossa amiga, resta dizer que as paisagens são singulares, por toda a Ilha existe recantos fantásticos, de uma beleza extrema, embora para disfrutar delas, tenhamos de abandonar as estradas normais, as viaturas e ir ao encontro da Natureza.




Já encontramos por aí, muita gente nos trilhos, sinónimo de um turismo pensado, que convida a relaxar, a inspirar Ar Puro, ao contacto com a Natureza no seu aspecto mais sedutor, ou seja, ausência de ruídos, de viaturas, de stress............só o som dos passarinhos, de uma queda de água, do som do vento nas criptomérias, sei lá , só mesmo experimentando......

3 comentários:

Carlos Faria disse...

LC: Embora todas as unidades que referiu existam com uma terminologia mais ou menos semelhante, umas são estratigráficas e outras são tectónicas, à luz dos conhecimentos actuais reconhecem-se 4 unidades vulcânicas principais, mas na próxima semana, espero começar a apresentar, de uma forma sintéctica, a história geológica do Faial, de uma forma descontínua para concluir lá para o final de Setembro e já deve suspeitar porquê desse prazo...

Lc disse...

Caro amigo, fico ansiosamente à espera.Calculo que será devido aos 50 anos (lol), acho muito bem.

Carlos Faria disse...

acertou em cheio