quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

As nossas freguesias VII



PRAIA DO NORTE


"A Praia do Norte e sua igreja, é referida pela primeira vez em 30 de Junho de 1568. O seu solo fora, desde muito cedo, conhecido como bastante fértil em cereais, leguminosas e frutas de todos os géneros.


A primitiva igreja foi destruída pela erupção do Cabeço do Fogo, em 1672. Situava-se no sitio exacto do Nicho, na bifurcação da Estrada de Regional com a estrada que vai para o Norte Pequeno. O derrame lávico do Cabeço do Fogo cobriu seus extensos campos de terra arável. Dispersa a população local, a freguesia da Praia do Norte é extinta e integrada na freguesia do Capelo.


Após a erupção, os seus habitantes retornaram e gradualmente plantaram de vinhas, figueiras e outras árvores de fruto, vindo novamente a transformar a Praia do Norte numa fértil região agrícola.



Na Fajã da Praia, em 1787, é edificada a Capela da N. Sra. de Penha de França, pelo madalense José Nunes da Silveira. A Capela de N. Sra. das Dores é construída 10 anos mais tarde.
A Praia do Norte é elevada novamente a freguesia, através dum alvará régio datado de 1 de Outubro de 1839. Será apenas no ano de 1845, que celebra definitivamente a sua elevação. A igreja é novamente destruída durante a crise sísmica dos Capelinhos, sendo a actual igreja datada de 1961.


A área da freguesia integra parte do complexo vulcânico do Capelo. As suas altas falésias são geo-monumentos de grande interesse científico. Possuí uma fajã com areal voltada para a Baía de Ribeira das Cabras, a Fajã da Praia."
fonte wikipédia

Sem comentários: