segunda-feira, 24 de março de 2008

ARQUITECTURA CIVIL 2

O SOLAR DOS OLIVEIRAS

Situado na Rua Serpa Pinto nº24, possui algumas características interessantes. Além das guardas em ferro fundido, das duas "torrinhas" de madeira com remate rendilhado, ostenta também bonitas decorações em cantaria.




Na sua fachada encontra-se uma lápide com os seguintes dizeres: "NESTA CASA RESIDIU O TRIBUNO LIBERAL - JOSÉ ESTEVAM COELHO DE MAGALHÃES - EM 1831 A 1832 - MANDOU COLLOCAR ESTA LAPIDE A - VEREAÇÃO MUNICIPAL - EM - 26 DE DEZEMBRO DE 1909 - 1º CENTENARIO DO NASCIMENTO D´ESTE ILLUSTRE TRIBUNO."

José Estêvão Coelho de Magalhães foi "cadete do Batalhão Académico, incluído na força expedicionária que, comandada pelo Conde de Vila Flor, veio conquistar as ilhas de São Jorge, Pico e Faial, para a causa liberal."

César Gabriel Barreira, in " Um Olhar sobre a Cidade da Horta"

4 comentários:

Paula Calixto disse...

O Brasil não é um país milenar. Mas, a arquitetura deste casarão é familiar. Aqui em Maceió-Alagoas, há um bairro cheio de casarões assim: o Jaraguá. Deve ter sido por isso que me senti familiarizada com as imagens e a história delas.

Bonito mesmo!!! (((:

Beijos.

gaivota disse...

olá, vim visitar-te pela curiosidade do nome, que só podia referir os açores, essas ilhas do meu encantamento...
a minha eleição prende-se no pico, mesmo aí em frenteeeeeeeeeeeeeeeee
mas gosto muito do faial, das flores,terceira e s. Miguel,
penso vivitar as restantes ainda este ano, numa próxima viagem até aí
beijinhos

Anónimo disse...

Adorei o blogue sobre o Faial e as suas hortências. Já conheço as 3 ilhas do chamado triângulo. São Jorge e o Faial são ilhas lindas,com aquela paisagem de um verde luxuriante. O Pico é mais agreste, menos interessante, mas também vale a pena conheçer.Para quem não conhece os Açores, não exitem em visita-los!!!

krystyna disse...

Thanks for sharing!
Best wishes to you!