quinta-feira, 13 de março de 2008

AS FILARMÓNICAS

TRADIÇÕES QUE NÃO SE PERDERAM NO TEMPO


O que seria da maior parte das festas, sem uma filarmónica?

Suas músicas, fazem parte de quase todo o tipo de festa existente nestas nove ilhas. São as procissões religiosas, os "arraiais" das festas da freguesia, do Divino Espírito Santo, etc...

Existem felizmente ainda hoje, várias na ilha do Faial, mas aqui vou mencionar só duas, uma por ser da minha freguesia, outra porque este ano comemorou uma data especial.

A "Euterpe" de Castelo Branco. Seu nome deriva da mitologia Grega, "Euterpe" era uma das nove (musas) deusas das artes e ciências. Eram filhas de Zeus e cada uma protegia uma arte ou ciência. Assim, cabia à "Euterpe" a "tutela" da música e da poesia lírica, o seu símbolo é a flauta.

"Euterpe"



Em 12 de Maio de 1912 na freguesia de Castelo Branco, nascia a "Euterpe", quase 100 anos depois continua a dignificar a sua freguesia, bem como a sua musa de inspiração, tem em funcionamento um escola musical, e é um regalo para a vista, vê-la desfilar, pois a maioria dos seus tocadores actuais são jovens, com vontade quem sabe, de não deixar perder mais uma das tradições desta terra.



1ªfoto




1946





(em anos mais recentes)

Para saber mais, visite:

http://www.euterpe.pt.vu/


Por outro lado, foi em 22 de Fevereiro de 1858, que nasceu a que é hoje considerada a filarmónica mais antiga dos Açores, a "Artista Fayalense". Recentemente comemorou 150 anos de vida, um marco histórico, sem qualquer tipo de dúvida. Também esta possui uma escola de música e igualmente conta com muita juventude nas suas fileiras de tocadores.
Para saber mais sobre esta filarmónica, visite:

http://artistafaialense.com/index.html

Para estas, e todas as demais, sinceros parabéns, quer pela sua persistência, quer por ainda hoje constituírem pólos (positivos) de atracção para a juventude.

Sem comentários: