domingo, 27 de abril de 2008

CAPELINHOS VOLCANO

Tal como estava prometido, aqui fica mais um pequeno vídeo sobre o vulcão dos Capelinhos. É sem dúvida alguma, um conjunto de imagens fabulosas de várias fases da erupção até à sua extinção.


Podemos ver também os Professores Orlando Ribeiro e Raquel Soeiro de Brito, que dirigiram a primeira missão científica portuguesa aos Capelinhos. As imagens captadas no mar, são as minhas preferidas pois dão uma perfeita noção da dimensão do acontecimento em relação à ilha. Espero que gostem...

6 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Perfeito. Como já lhe disse as imagens com os edifícios e o fumo ao fundo são de arrepiar. Esta música do Prokofiev casa na perfeição com as imagens. Como lhe dizia as convulsões da alma casam na perfeição com as convulsões da natureza.

Carlos Faria disse...

Apesar dos milhares de fotos que já vi sobre o vulcão, existem sempre algumas que não conheço. O padre da série era meu tio, irmão de meu pai.
Nunca tinha associado o romeu e julieta de prokofiev, nesta luta entre capuletos e montéquios, ao vulcão, mas concordo que é uma associação muito bem conseguida.

Lc disse...

Ao Fernando, tenho de concordar consigo, e vou optar mais vezes por música clássica, sem dúvida.

Lc disse...

Ao Geocrusoe, bem se o padre é da tua família, deves ter fotos inéditas do Vulcão, pois ele ao que parece tinha gosto por fotografia.

Maria Silva disse...

Orlando Ribeiro e Raquel S. Brito foram dois eminentes geógrafos que deixaram uma vastissima obra.

Carlos Faria disse...

acredito que tivesse, mas todo o seu espólio foi ofertado ao povo das Velas, incluindo a sua grande biblioteca e fotos, julgo que se encontram na biblioteca municipal, era eu ainda um adolescente quando morreu, pelo que não possuo esse material, mas as minhas ligações a s jorge tem raízes no facto de ele lá viver quando eu era criança e a minha ligação permanece àquela ilha.