terça-feira, 29 de abril de 2008

UM CASAL VIZINHO (lol)

TOUTINEGRA DE BARRETE PRETO OU CASTANHO
"A toutinegra-de-barrete-preto, (Sylvia atricapilla) é uma espécie muito comum e difundida em toda a Europa do norte e temperada. As suas cores são únicas no género Sylvia; é uma felosa típica, robusta, com plumagem basicamente cinzenta.

Tem um comprimento de cerca de 14 cm. Tal como a maioria das espécies Sylvia, apresenta plumagens diferentes para o macho e a fêmea: o macho tem um pequeno barrete preto que dá o nome à espécie, enquanto que na fêmea o barrete é castanho claro. É uma ave que habita matas sombrias com vegetação rasteira para a nidificação, parques e jardins.



O ninho é construído num arbusto baixo, e a postura é de 3–6 ovos. Canta normalmente escondida e o seu canto é como um agradável murmúrio, semelhante ao da felosa-das-figueiras, no entanto mais curto e a terminar com notas flauteadas, claras e fortes.

Esta pequena ave passeriforme é migratória, e as que nidificam na Europa central passam o inverno no sul da Europa e norte de África onde existem também populações residentes. Resiste melhor ao frio que a maioria das felosas, em parte devido ao facto de comerem com facilidade bagas, enquanto a maioria das felosas tem uma dieta exclusivamente de insectos."

Wikipédia


Mais uma espécie muito comum cá nas ilhas, estes dois são meus vizinhos.

3 comentários:

Nilson Barcelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilson Barcelli disse...

Vejo-as muito raramente, mas elas andam por aí...
Fizeste um vídeo muito bom, parabéns.

Bom feriado, abraço.

Lc disse...

Caro amigo, ficou um bocadinho tremido, mas vá lá...