Belas fotos. Li algures há bastante tempo que a ilha terminava onde está o farol. Sei que denominaram o vulcão de Capelinhos, derivado ao nome dumas ilhotas. Essas ilhotas foram absorvidas e ligadas á ilha pelo efeito do vulcão?
Pergunto isto, porque numa reportagem na RTP1, não se consegue perceber, se as ilhas, (ilhotas), ainda existem e também não falaram nesse pormenor. Não é curiosidade a mais, é só perceber se o desaparecimento de quase metade do território que o vulcão acrescentou ao Faial, desapareceu por falta de consolidação, ou incúria humana.
Caro amigo, realmente a ilha terminava junto ao farol, um dos ilhéus continua "absorvido", o outro já está visivel,na primeira foto deste post, ao clicar nela, consegue-se ver perfeitamente o outro ilhéu, é onde aparece uma cavidade (gruta). Os Capelinhos, estão a sofrer a incúria da Natureza, está sujeito à erosão quer por parte do mar, quer por parte do vento. Acho que é humanamente impossível de consolidar, e de qualquer forma desnecessário na minha opinião, os Faialenses já o viram nascer, crescer agora assistimos ao seu desaparecimento, não vai ser também assim tão rápido, acho que anda deve estar por lá daqui a outros 50 anos.
Boa explicação. Também a formação era tão recente que seria difícil ganhar "consistência, não será bem o termo, mas estar bem consolidado. Obrigado pela explicação.
Hello, welcome to Rota das Hortênsias. It´s a blog about Faial Island - Azores - Portugal. Leave your comment, suggestion or sign our Guestbook. Thanks.
The Azores
A Portuguese Archipelago
In the middle of the Atlantic
Azores Time
BLOGS EM DESTAQUE
O maior livro de visitas do mundo (clique na foto para aceder ao blog)
5 comentários:
Os Açores é lindo ;-)
Obrigada por partilhares...
Fica bem Mr. Keep Talking :D
Bjinhos
Magnífica colecção de fotos.
De locais e de aspectos muito bonitos.
Parabéns.
Bom feriado, abraço.
Belas fotos.
Li algures há bastante tempo que a ilha terminava onde está o farol.
Sei que denominaram o vulcão de Capelinhos, derivado ao nome dumas ilhotas.
Essas ilhotas foram absorvidas e ligadas á ilha pelo efeito do vulcão?
Pergunto isto, porque numa reportagem na RTP1, não se consegue perceber, se as ilhas, (ilhotas), ainda existem e também não falaram nesse pormenor.
Não é curiosidade a mais, é só perceber se o desaparecimento de quase metade do território que o vulcão acrescentou ao Faial, desapareceu por falta de consolidação, ou incúria humana.
Caro amigo, realmente a ilha terminava junto ao farol, um dos ilhéus continua "absorvido", o outro já está visivel,na primeira foto deste post, ao clicar nela, consegue-se ver perfeitamente o outro ilhéu, é onde aparece uma cavidade (gruta).
Os Capelinhos, estão a sofrer a incúria da Natureza, está sujeito à erosão quer por parte do mar, quer por parte do vento. Acho que é humanamente impossível de consolidar, e de qualquer forma desnecessário na minha opinião, os Faialenses já o viram nascer, crescer agora assistimos ao seu desaparecimento, não vai ser também assim tão rápido, acho que anda deve estar por lá daqui a outros 50 anos.
Boa explicação.
Também a formação era tão recente que seria difícil ganhar "consistência, não será bem o termo, mas estar bem consolidado.
Obrigado pela explicação.
Enviar um comentário