sábado, 18 de abril de 2009

COMPREI UM TESOURO

foto - Núcleo Cultural da Horta

Gosto de ler, e uma das coisas que a blogosfera exige para quem quer publicar algo de jeito, é investigar, ler, pesquisar, etc. Em boa hora descobri este livro, pequeno no tamanho, mas enorme no conteúdo. Apesar de ainda estar a meio, apenas posso dizer que tenho orgulho em ser Faialense e muita mas mesmo muita admiração por quem antes de mim andou por cá.

Tanto se fala, uns bem, outros mal, da história desta terra, mas no entanto o que fica para a história é o reconhecimento de quem por cá passa, aquilo que escrevem sobre nós e a fama de sermos um povo acolhedor, que sabe receber como ninguém, principalmente quem navegou até cá, para visitar um dos sítios mais míticos na história da navegação à vela.

Sem querer, desvendar o conteúdo do livro, pois aconselho a quem gosta desta ilha, destas gentes e da sua história, a comprar e ler. Assim, aqui fica um pequeno texto escrito em 1956 por um Senhor chamado CARLETON MITCHELL.

"Às 9.30 da noite apanhámos a luz indefinida do Farol dos Capelinhos no Faial, cinco relâmpagos rápidos de 20 em 20 segundos perfurando as trevas. À meia noite estava quase pelo través e, com a primeira luz fraca do amanhecer, avançámos lenta e silenciosamente por trás do braço protector do molhe da Horta para aí lançarmos ferro.

Enquanto o dia clareava, sentei-me no convés e olhei à volta. Estava demasiado dominado pela beleza para necessitar dormir. Raramente vi algo tão teatralmente maravilhoso.

À volta da beira mar em curva as casas da cidade, com persianas fechadas, eram de cores pastel suaves, por detrás erguiam-se enrugados afloramentos vulcânicos, enquanto que por cima de campos verdes em terraços alongados faziam coroas os moinhos.

Por cima de tudo matutavam as montanhas culminantes do Faial e Pico, envoltas em nuvens sombrias cinzentas e prateadas, que, à medida que o sol subia, gradualmente se tornavam douradas e cor de rosa. O Canal do Faial perdeu a escuridão armazenada durante a noite e ficou azul escuro.

A minha primeira impressão do Faial não mudou. Para mim é um dos lugares mágicos deste mundo, simples, puro, um lugar de paz e beleza."

Carleton Mitchell

Nota final - um excelente trabalho de recolha e selecção do Sr. João Carlos Fraga

4 comentários:

Caterina disse...

Amico,
apprezzo molto il tuo localpatriotismo. É vero che vivi in un posto meraviglioso da sognare!
Saluti a bacini:
Kati

Alexandre disse...

Uma história sem dúvida muito rica,
e muito admirada por nós brasileiros .
Um abraço !

Periquito disse...

Será sina de quem é pequeno desprezar o belo que tem e valorizar o que é dos outros (de fora)?

Sim! Também digo que somos ricos (apesar de tudo) aqueles que vivemos nestas ilhas.

Que os especialiastas na matéria dizem ser dos melhores lugares do Mundo para se viver.

A ilha dentro de mim disse...

Maravilhosa descrição esta. São linhas que quase parecem uma imagem. Percebo agora porque fez lembrar o título do meu blogue...

Saudações.