domingo, 9 de agosto de 2009

A SEMANA DO MAR TERMINA HOJE

Aqui fica como de costume o vídeo do Corso Etnográfico, este ano sobre o tema: "Faial na Rota do Atlântico".



De realçar os excelentes trabalhos realizados pelas Freguesias, principalmente o "NC-4" da Ribeirinha, o "Clipper" da Matriz e a "Caravela" de Castelo Branco.

5 comentários:

Humana disse...

Gostei de ver.Bonito sem dúvida!
Beijinhos

João Carlos Fraga disse...

Assisti ao chamado Corso Etnográfico? no passado Domingo. Desculpem , mas de etnográfico tinha o nome. Mas também é verdade que tinha um tema, mas, salvo uma excepção, ninguém teve unhas para tocar aquela viola. Começou pela Praia do Almoxarife, cuja filarmónica tem um grupo Dixie que não envergonha ninguém, e que iniciava aquele desfile com uma gravação de péssima qualidade. E assim começou um desfilar de freguesias, tão desligado, que mais parecia ser de ilhas de todos os oceanos do planeta. Por um lado foi bom, pois durantes os longos perídos vazios, era poss´vel recuperar e nos prepararmos para o que viria a seguir. A freguesia das Angústias bem se esforçou com as suas muralhas, mas atendendo ao estado em que estas se encontram, não se podia esperar melhor.
BRAVO para o Clipper da NMatriz, o único carro que tinha a qualidade que dizem ter este evento. Quanto à caravela de Castelo Branco, era caravela para nos rirmos, ou era para gozar connosco?
Havia um casco de sampana, ou coisa no género, com um dragão como figura de proa, coisa que nunca existiu na embarcação anunciada. Depois estava aparelhada em nau, ou galeão, com velas redondas, enquanto que nós, POTUGUESES, demos cartas nos descobrimentos, graças às velas latinas que permitiam um ângulo de bolina muito importante às caravelas. Terá sido espólio do pavilhão de Macau da Expo 98 comprado na Feira da Ladra, ou alguma recordação do Governador Melância?
O meu barómetro pode estar para o temporal, mas os luso-americanos que ficaram à espera de mais qualquer coisa e que se levantaram dizendo que, durante estes anos todos, nunca tinham visto uma M...A como esta, são a voz do pove, sem pretensões, que gastaram dinheiro para estarem aqui neste "festival" que todos apregoam ter muita qualidade.
Não brinquem com o nosso discernimento. Tempo e dinheiro não devem ser esbanjados sem critério. Etnografia implica cultura popular e que, pela sua veracidade, não tem fronteiras nem idade. Voltem ao Cortejo Etnográfico!
Há mais de 60 anos realizou-se nesta cidade uma Batalha das Flores ( ou Corso Carnavalesco). A distância da diversidade de recursos disponíveis é inacreditável nestes dias. Vendo velhas fotografias a preto e branco, de amadores e sem os artíficos de phtoshops, etc, verifica-se que havia bom gosto e, sobretudo, muita imaginação e, doa a quem doer, CLASSE.
João Carlos Fraga

gaivota disse...

pois é assim! dia 9 de setembro chegarei à horta, almoçarei talvez no peter e embarcarei rumo ao pico!
depois do torneio iremos a s. jorge e à graciosa, se tudo correr bem e o mar deixar...
beijinhos

Café Puro disse...

De uma pobreza inimaginável este desfile...nem sei se teria sido melhor cancelar do que dar esta triste imagem.
Bem à imagem desta Semana do Mar que está cada vez mais fraquinha.
Deixem de dar primazia à comilança, à bebedeira e à pimbalhada e virem-na de novo para o mar!!!

Caterina disse...

Ciao amico,
sono ancora in ferie e tutto il giorno nell'acqua come un pesce.Finalmente ho trovato un posto con l'internet. É una gioia vedere le vostre bellezze.
Bacini:
Kati