quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O que se tem escrito IV.......


A Baía de Porto Pim


"Ao ver uma reportagem da RTP-Açores em que foi afirmado pela Sra. Secretária Regional do Ambiente e Mar a possibilidade da praia de Porto Pim, vir a ser comtemplada no futuro com a bandeira azul, sinónimo da qualidade das suas águas, não podia deixar de chamar a atenção para uma série de situações que podem e devem ser melhoradas.

Partindo do principio de que só depois de concluídas as obras do saneamento básico, com o tratamento das águas residuais, é possível atingir um patamar de excelência, poderia desde já proceder-se á remoção das algas que provocam um tom esverdeado à água, que embora, como foi dito na reportagem, sendo inofensivas para a saúde pública, mostram um aspecto "sujo" e de cheiro intenso, nada agradável para os banhistas.

Da mesma maneira que deveriam ser removidas as grandes quantidades de pedras que se encontram no espaço entre marés, e que provocam um autêntico calvário no acesso à água, com o perigo de poderem causar entorses e outras lesões, quando a maré está cheia, onde deixam de ser visíveis.

Outra necessidade de grande importância é a de barrar a entrada das águas vivas, que têm causado algumas lesões, principalmente nas crianças, que podiam ser evitadas com a colocação de uma rede protectora durante a época balnear.

Há quem defenda a construção de um pontão junto à fábrica do peixe, que ajudaria a evitar a entrada de alguns dejectos, fruto do descuido e má educação ambiental das populações, por ainda não perceberem que não devem utilizar a costa como lixeira.

Foram criadas condições, e muito bem, como a asfaltagem da estrada de acesso e construção de passeios, parque de estacionamento junto à praia, um bar nas instalações da fábrica da baleia, um passadiço sobre a areia, e agora é preciso continuar a melhorar. Não é fácil encontrar uma praia com as características de Porto Pim, fruto de uma baía abrigada, e com uma envolvência magnífica.

Por isso, tudo aquilo que puder ser feito em benefício dos seus utilizadores é bem vindo, sabendo-se que não poderá ser de uma só vez, mas não deixando para amanhã o que pode ser feito hoje.

Para uma ilha que quer vingar na actividade turística não se pode descurar em tudo aquilo que a natureza nos ofereceu, e foi muito, para que se possa dizer com orgulho, a nossa terra está cada vez melhor e mais atractiva para quem nos visita, e para todos os que cá teimam em residir."


Francisco Espínola, in jornal Tribuna das Ilhas, 13/07/2007


foto de Rev

Sem comentários: