segunda-feira, 29 de outubro de 2007

AS NOSSAS FREGUESIAS II

CASTELO BRANCO


O seu nome deriva da existência de um morro vulcânico de rocha esbranquiçada - com 148 m de altura - que assemelha-se ao perfil de um castelo medieval.



O Morro de Castelo Branco é um domo vulcânico ligado à Ilha do Faial por um istmo muito estreito. Vale a pena visitá-lo, quanto mais não seja pelo magnífico pôr-do-sol que dali se vislumbra, em dias de bom tempo. Pôr-do-sol no Morro de Castelo Branco





Nesta freguesia localiza-se o Aeroporto Internacional da Horta, distinção obtida em Dezembro de 2002, fundamental para a economia da região e de toda a ilha. Foi inaugurado em 24 de Agosto de 1971 e desde 5 de Julho de 1985, tem ligações directas entre Lisboa e Horta operadas pela TAP e mais recentemente também pela SATA INTERNACIONAL.



A agro-pecuária é a principal actividade económica da população. Existindo também na freguesia uma importante industria de panificação. Também existe na freguesia duas unidades de Turismo Rural.

Voltada para o mar, a freguesia foi ainda uma das principais localidades piscatórias da ilha e na actividade baleeira.


Nesta freguesia temos a destacar:

- Morro de Castelo Branco (Resultou de uma erupção vulcânica e que devido à sua viscosidade, a lava não conseguiu escorrer livremente até à superfície, solidificando e originando um cone vulcânico muito espesso, composto por traquite. Local de nidificação de aves marinhas, como o Cagarro, o Morro encontra-se classificado como Reserva Natural).



- Igreja de Santa Catarina de Alexandria (Segundo Gaspar Frutuoso, a primitiva igreja paroquial foi construída logo após a construção das igrejas paroquiais da Horta, da Feteira e dos Flamengos. Em 1767, a primitiva igreja é substituída pela actual, com o orago de Santa Catarina de Alexandria).


(foto S.C.)


- Zona balnear (Zona balnear aprazível, composta por duas piscinas naturais com acesso privilegiado ao oceano, uma piscina para crianças e locais para banhos de sol. À volta, encontra também zonas próprias para piqueniques, balneário e parque de campismo). COSTA DE CASTELO BRANCO

Pesquisa e texto L.E.

Sem comentários: