terça-feira, 9 de outubro de 2007

UM POUCO DA NOSSA GASTRONOMIA

ATÉ DÁ ÁGUA NA BOCA...


A gastronomia faialense é muito rica e variada, não se afastando muito das tradições açorianas.
Aos substanciais pratos de linguiça com inhames, molha de carne, morcela de porco com laranja, torresmos de vinha-d’alhos, as sopas do Espírito Santo, juntam-se o caldo de peixe, grande variedade de peixe fresco grelhado ou em caldeirada, o polvo guisado com vinho, o polvo assado no forno, acompanhados por pão de milho e a massa sovada.






(linguiça c/inhames)


(morcela c/laranja)





(chicharrinhos)







(polvo assado)




(caldeirada de congro)





(feijoada)


Os apreciadores de marisco têm no Faial com que deliciar o paladar na lagosta, cavaco e caranguejo do fundo, no arroz de lapas, lapas de molho Afonso e lapas grelhadas.






(lapas grelhadas)






Os queijos produzidos no Faial, bem como o doce com o pitoresco nome de fofas, mais consumido pela altura do Carnaval, são bons fechos para uma refeição, não esquecendo porém, o arroz doce, as queijadas de mel, o pudim e as queijadas de feijão, os jesuítas.




(vinho doce)






(queijo da ilha)






(jesuítas)

2 comentários:

Help Us! Animals wordwilde disse...

Obrigada por ter passado por um dos meus blogs de defesa dos animais. Estou a ver que o seu...é mais para os comer....Mas claro que tudo tem o seu timing. Espero sinceramente, que as pessoas comecem a deixar de comer cadaveres.

Lc disse...

Tenho de discordar, na finalidade deste blog, é sobre a Ilha do Faial,pena que só tenha visto o que nem chega a 1% do aqui se publica.