FETEIRA
O seu nome terá origem no facto dos seus terrenos se encontrarem repletos de fetos à época do povoamento.
Atravessam a freguesia diversas ribeiras fundamentais ao longo dos séculos para a sobrevivência das populações locais e em especial para a prática da agricultura. Ligam as suas margens 5 pontes: de São Pedro, de Poceirão, da Igreja, de São Pedro (na zona baixa da freguesia) e Ponte Nova, Lajinha e Ponta Furada.
A Feteira é uma freguesia essencialmente rural. A actividade piscatória também desempenhou um papel primordial na sua economia. Actualmente, vêm ganhando crescente importância a pecuária (criação de gado bovino e suíno) e a indústria de carnes. Mais recentemente, a plantação de bananeiras já faz parte da mais recente tradição local.
Existe uma unidade de turismo rural e vários restaurantes.
Nesta freguesia temos a destacar:
- Igreja - (com o orago ao Divino Espírito Santo), é uma das mais antigas da ilha. Desconhece-se o ano de sua construção, mas a sua existência é referida pela primeira vez em 30 de Junho de 1568, com duas peças notáveis, o candelabro em prata do séc. XVII e o magnifico paramenteiro da sacristia em jacarandá, dos moveis mais requintados que se encontra nas igrejas dos Açores.
- Ponta Furada - autêntica língua de lava, forma uma ponta de basalto que avança sobre o mar. A melhor forma de descobrir a beleza dos seus recantos é dar um passeio de barco pela costa da Feteira, para admirar o conjunto de grutas e furnas marinhas, de curiosas formas, que ali se sucedem. Vale ainda a pena visitar o arco de lava escavado pelo mar, suspenso sobre as águas.
- Serra da Feteira - ao longo da estrada pode observar bonitas paisagens da ilha do Faial.
- Zonas Balneares - Poça da Rainha, pequena piscina natural e zona do porto.
Pesquisa e texto L.E.
3 comentários:
A NET tem a vantagem de nos dar a conhecer coisas bonitas que existem pelo mundo. Por aqui fiz uma pequena visita ao FAIAL.
Felicidades
Açores e os seus cenários de sonho, quem sabe um local a visitar no futuro.
o que eu estava procurando, obrigado
Enviar um comentário