Situada numa posição altaneira,
e devido à sua dimensão, ocupa
um lugar de destaque na cidade.
Infelizmente, encontra-se neste estado, apesar de ter sofrido grandes intervenções nos últimos anos. Fazia parte do antigo convento do Carmo, do qual ainda resiste alguns anexos, devido à sua utilização, como instalações de um aquartelamento militar.
Já se perdeu, nesta ilha, devido a "caprichos" da natureza, bonitos edifícios de arquitectura religiosa, será este perdido por "caprichos" do homem...
Será, que não se encontra utilidade, para uma preciosidade destas???
Será que existe por aí, muitas Igrejas com cúpulas bolbosas de base octogonal, retábulos e revestimentos de azulejos figurativos joanino???
Será que quando acordarem, isto ainda andará por lá????
Ou isto?
Do adro, temos algumas vistas destas:
Será de desprezar, tudo isto?
E depois, querem uma ilha virada para o turismo, tenham paciência, assim não chegam lá.
6 comentários:
Ola Luis
Gostei muito deste post, nao so' porque e' um tema que me preocupa e interessa, no passado lancei varios posts referentes a outros imoveis, como julgo que a blogosfera esta' cada vez mais a ser uma via para alertar a comunidade e fazer opiniao, tal como fazem alguns OCS. Qualquer dia, depois de ai chegar, poderei contactar-te para apoiares causas deste tipo... por agora fica so' o meu apoio e solidariedade ao tema e ao post em concreto.
Faial Island is a great place.
Merry X'mas.
Thomas from Macau
Hola, no fallo portugues pero hablo espanol...
Que lugar hermosisimo, me gusta visitar a su pais en el futuro; siempre me ha facinado el portugal, la historia, la cultura, y por lo tanto, la comida. :)
Eu concordo que se faça alguma coisa urgente para salvar o patrimonio dessa igreja com grande valor no nosso meio.
Não deixar ao abandono, como muitas vezes o governo e as secretarias o tem feito.
Tens razão.É uma pena que se deixe degradar mais a cada dia...É uma igreja lindissima e de grande valor.Penso que as barras cinzentas serão pedra vulcânica, pelo que me pareceu.E leis que obriguem o estado a proteger o nosso património, não existem?...Que pena...e pensava eu que no meu país não havia o abandono que vi noutros países que consideramos 3º mundo...
Primeiro que tudo FELIZ NATAL....
Infelizmente esta é a realidade de muito do nosso património...
Um pouco por todo o lado existem monumento, edifícios, estátuas completamente abandonados.
Acho que existem países considerados do 3º mundo, subdesenvolvidos, em desenvolvimento (seja lá o nome que se dá) que tratam melhor o seu património.
Enviar um comentário