sábado, 15 de dezembro de 2007

PORQUE SERÁ QUE AS TRADIÇÕES SE PERDEM? - PARTE 2

A DIVERSOS FACTORES

  1. Capitalismo desenfreado - como não podia deixar de ser, até nas tradições já faz a diferença. E digo isso, porque entrando num concurso de presépios, se conseguirmos ganhar, o 1º prémio anda há volta dos 75€, mas se optarmos por entrar no concurso de árvores de Natal o 1º prémio é só 250€. (árvores de Natal é fruto do capitalismo que se gerou á volta desta festividade, e pelos vistos é premiada por isso...)
  2. Nos concursos do Núcleo Cultural da Horta, no que respeita a presépios e altarinhos, o Júri, que teima em ser sempre o mesmo há longos anos, tem critérios no mínimo "esquisitos", geralmente ganham sempre os mesmos, e há anos em que o 1º prémio é entregue a verdadeiras "obras de arte", com as imagens maiores do que os edifícios e outras preciosidades que agora não interessa, certo é que a habilidade e a criatividade aqui pouco interessa. (se imaginassem o trabalho que dá a montar um presépio....)
  3. Para finalizar, sou totalmente contra, dar prémios monetários, neste tipo de situações, se querem fazer algo, façam publicidade, editem um livro com fotos de presépios, altarinhos, etc.... Mas será que tudo o que se faz, tem de envolver dinheiro, ao comprar as tradições, é que as vamos manter. Claro que não, e a prova disso mesmo, está à vista, o número de participantes caiu para um terço... e tende a piorar. (pena)

Sem comentários: