terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

As Nossas Freguesias IX

A FREGUESIA DOS CEDROS
"A origem do seu topónimo está relacionado com a abundância de cedros-do-mato (também conhecido por cedro-das-ilhas, em lat. Juniperus brevifolia) aquando do seu povoamento. Entre os seus primeiros povoadores, contam-se muitas famílias espanholas. É uma das maiores freguesias da ilha.


É o Padre Gaspar Frutuoso que nos conta que nos primeiros tempos desta freguesia, viveu aqui o célebre Arnequim ou Hern Jannequim. Um flamengo irreverente que enfrentou o Corregedor dos Açores - cargo criado em 1503 - e exigindo que abandonasse a freguesia, e ainda, ameaçou de morte o então Capitão Donatário, quando este se preparava para o prender. Só se resolveu o problema com a intervenção do Rei, que o chamou à Corte, repreendendo-o de tamanha ousadia. (Saudades da Terra, Vol. VI, Cap. 37)
Com o fim do Dinastia Filipina, em 1640, os espanhóis residentes na freguesia (que incluía a actual freguesia do Salão) são expulsos.

Merece uma menção especial o Império da Praça. É o único no arquipélago dos Açores que tem uma coroa real, ou seja, sem hastes como todos as outras. Segundo a lenda, teria sido perdida por piratas mouros ao abandonarem a ilha. Ao retornarem para recuperá-la, uma mulher apercebida do seu valor, decide escondê-la numa perna. Esta coroa é guardada como uma relíquia, tendo sido feita uma réplica para ser levada à igreja nos dias de festa.

A indústria de lacticínios está bastante desenvolvida, havendo actualmente uma importante fábrica - a Cooperativa Agrícola dos Lactícinios do Faial."



Uma agradável surpresa, foi encontrar junto à CALF, um moinho de vento totalmente recuperado, fantástico, parabéns a quem teve essa iniciativa.


fonte - Wikipédia

1 comentário:

Themis disse...

Hola! Preciosas imágenes!
Tienes un blog muy lindo!
Have a nice day!