segunda-feira, 31 de março de 2008

VENDEDORES

Homenagens da Câmara Municipal da Horta

Na década de 90, a C.M.H., colocou junto ao mercado municipal três painéis de azulejos homenageando séculos de trocas comerciais, feitas pelos vendilhões cá da ilha ou da ilha vizinha do Pico. Foi sem dúvida uma excelente iniciativa, por mais não seja, para mostrar aos mais novos que nem sempre existiu grandes superfícies comerciais.




É uma forma de perpetuar as nossas tradições, por isso tem mesmo de ser considerada uma excelente ideia. Ainda ouvimos muitas histórias, relacionadas com estes tempos passados. Carroças puxadas por cavalos, ou carros de bois que vinham das freguesias vender leite, batatas ou melancias, retiradas das suas labutas nos terrenos agrícolas.




E do Pico, vinham os vendedores de fruta que percorriam kms, de freguesia em freguesia apregoando: "Olha a bela fruta do Pico - Maças, Pêras e Uvas." ou então "Olha a uva, olha a uva - olha o vinho, olha o vinho".



Curiosamente, ainda hoje podemos ver pelas Ruas da cidade da Horta, e ainda por algumas freguesias mais próximas da "urbe", estes vendilhões do Pico. Segundo algumas pessoas, chegam a vir por semana ainda hoje 20 vendedores diferentes, fazer o seu "negócio" cá na ilha vizinha.
A sua oferta, é um pouco mais variada, além da tradicional fruta, temos bolo do tijolo, massa de malagueta, inhames, alfaces, tomates, batata doce, massa sovada, queijos e ainda algumas bebidas feitas nas adegas particulares...


Certo, é que representa no final de um ano, um bom volume de vendas e o escoamento de algumas toneladas de fruta da nossa vizinha ilha do Pico.

Não menos certo, será também algum regatear, pois os preços por vezes são pouco convidativos e será também uma forma de "aliviar" a pressão exercida por estes vendedores que anseiam pela venda de todos os seus produtos, de forma a apanharam a lancha de volta à ilha montanha.

1 comentário:

Anónimo disse...

"PRESSÃO"???????
Desculpa lá, mas são mesmo chatos.
Não sabem ouvir »não« como resposta.