sexta-feira, 18 de abril de 2008

VÁ LÁ...


PORTO DA HORTA


Finalmente o Secretário Regional da Economia, veio a terreiro e explicou o que se anda a passar com o(s) novo(s) projectos para a Baía da Horta. Foi na edição de hoje do jornal "Incentivo", que li a notícia e deixo aqui as principais "novidades".

Em primeiro lugar a Caravela, que já não é senão um "barco de ferro", está atrasando o processo, pois é necessário avaliar o achado. Previsão do Sr. Secretário (1 atraso de 3 meses, a ver vamos...)


Em segundo lugar, ainda não está totalmente fora de questão alterar o projecto. Previsão do Sr. Secretário («tudo indica que não»)

Em terceiro lugar, o achado não vai impedir a obra, pois o mesmo já aconteceu na Terceira e em São Miguel. Opinião do Sr. Secretário (foi melhor ter sido descoberto agora este achado do que a meio da obra)






Agora o mais importante, e citando a entrevista no jornal Incentivo, aqui vai:




"A requalificação do porto da Horta, terá três fases: a primeira será, exactamente, a construção do cais de passageiros, na zona norte da baía; a segunda engloba a reestruturação do saco do porto e por fim, numa terceira fase, a remodelação do porto comercial. Neste porto comercial poderão atracar os maiores cruzeiros do mundo que passam pelos Açores.

Para este porto está previsto o alargamento em três metros do seu cais, o que em termos de profundidade se traduz num aumento de menos oito metros (-8), para menos onze metros (-11), igualando as portas do mar de Ponta Delgada."




Em relação ao primeiro projecto, temos a novidade do alargamento do cais comercial, e da redução do cais na zona norte da baía que estava previsto ter 320 metros, destinado aos navios de grande porte, que agora irão acostar no porto comercial.


Em virtude da diferença de verbas envolvidas, parece à primeira vista uma boa solução, caso não venha a existir mais "projectinhos" de alteração, no sentido de atrofiar a marina que ano após ano continua a "transbordar" de embarcações.


De reter também, nesta entrevista que afinal ainda muita gente sabe fazer contas, e que a potencial "placa giratória", afinal não vai girar assim tanto.


Pois pelos vistos, os armadores que operam nos Açores, não estão a ir na cantiga, de o Faial, Pico e São Jorge ficarem sem ter navio de carga. Ideia "brilhante" levantada pelos responsáveis deste sector na ilha Terceira, e que teimam que o porto da Praia, é que devia receber essa carga e distribui-la pelas "ilhas". E depois ainda dizem, que nós por cá, é que temos ideias faraónicas...


Meus Senhores, sabemos que o triângulo é apetecível, mas o triângulo é composto pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, e não nos venham dizer que é mais barato ter a carga via Terceira, do que directamente em cada uma das ilhas. Mas lá diz o povo, coitados tão a fazer pela vida, quem os pode censurar...(lol)


E já agora, não se esqueça de ver a música da semana:

Check out this week song:

http://to-keep-in-touch.blogspot.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Hi,
i usually speek in french but i like english and for you i'll do my best so,i'm happy that you visited my blog and,i do same with your's it's very interesting.
Next time!

Anónimo disse...

Nice the pictures

Mycho disse...

Hello From Guadeloupe, french island. Thank you for your visit. Your photos are really interesting. see u