terça-feira, 30 de setembro de 2008

Centro de Interpretação do Vulcão

A Exposição Temporária

Esta primeira parte é constituída por alguns equipamentos da época, de onde se destaca um sismógrafo, um taqueómetro, etc...



Interessante também, é poder observar as máquinas de filmar e de fotografar da época, as que documentaram o evento.




A segunda parte da exposição, é fabulosa, estou a falar do espólio geológico do Dr. Benarús. Aqui ficam alguns exemplos:




  • Tem lá peças fantásticas, mas é preciso lá ir para ver. (lol)





Amanhã, continuamos a visita, vamos subir uma escada de caracol...


8 comentários:

Mello disse...

As pedras que apresentas e que estão em exposição no Centro de Interpretação, foi o que mais me chamou atenção, porque adoro pedras! Estas lindas pedras põem em causa a célebre frase dos amantes: "Tens um coração de pedra…", esta expressão, tão conhecida ao longo dos tempos, deixa de fazer sentido, com pedras maravilhosas como essas!
Beijinhos,

Graça Mello

Lc disse...

Também gosto muito, e ao ver esta exposição fiquei com a noção que tenho verdadeiras preciosidades em casa que uso pelo Natal, no Presépio. (falo das de origem vulcânica) Infelizmente não tenho das outras.

xistosa, josé torres disse...

Há os que atiram as pedras e escondem a mão.
Vou ficar de olho na "Mello"

Agora falando a sério, sempre gostei de rochas.
Tenho imensas e catalogadas por um cunhado e uma sobrinha que são de Geologia.
Quando "sabia voar" e estive no Porto Santo, trouxe arenitos e rochas vulcânicas, extraídas da zona onde estavam a alargar o aeroporto, ou a pista.
Foi no ano em que ardeu o Chiado.
Tenho quartzos lindíssimos, um róseo ou rosáceo, que numa das extremidades é quase transparente.
Pouco percebo de calhaus e no 7º ano, tínhamos que saber muito sobre muitos.
Mas os arenitos nem os tenho expostos, mesmo dentro dum armário, porque apanham pó e é difícil de limpá-los. Estão numa caixa.
Por vezes lembro-me como faz a a natureza para os conservar tão limpos. Eu não sei.

Bem vou esperar pelas próximas ...

Anónimo disse...

Já visitei o Centro de Interpretação do Vulcão e acho uma obra fantástica, mágnifica. A exposição temporária é realmente espantosa, é pena não ficar ali para sempre.

Anónimo disse...

Isso são Rochas que crime chamar pedras!! Hehe

Carlos Faria disse...

gostei das fotos. só um esclarecimento, a exposição é temporária, mas a colecção vai continuar na posse do centro, pois a mesma foi adquirida pelo titular do centro. apenas o espaço é que está preparado para fazer rodagens de exposições, saindo esta é porque outra entra e nada impede que esta não seja reposta com alterações ou não, pois a colecção é bem mais vasta que o exposto.

navegadora disse...

Fotos lindas a fazer justiça a uma excelente e interessante exposição...gostava de ver ao vivo...como não é possível vou visitando por cá. obrigada pela partilha. Um beijo

Anónimo disse...

Ainda bem que a colecção das rochas vai continuar na posse do Centro e que vamos poder vê-las mais vezes, obrigada ao geocrusoe pelo esclarecimento.