domingo, 5 de abril de 2009

BOW WINDOW

Numa cidade, marcada por inúmeras influências e com variados estilos não será de estranhar um Bow Window. Em plena Rua Vasco da Gama, ostentando o nº24, está mais esta preciosidade à mercê de olhares mais atentos.


4 comentários:

Carlos Faria disse...

não sabia que era árabe, mas já havia reparado nele... em cima umas águas-furtadas bem lusas... mas também as existem bem faialenses a saírem directamento do telhado sem paredes laterais.

Tomás disse...

essas caixas ar-condicionado que nos atormentam
a nós
admiradores de facahadas

Caterina disse...

Querido Amigo,
Sono belli questi edifici!
Buona Santa Pasqua e sorriso :):
Kati

Mar de Bem disse...

A isto chama-se "Bow Window" e é de influência inglesa, porque isto era uma maneira de se aumentar a janela e consequentemente a entrada de luz e calor.

O varandim árabe, muito usado na Andaluzia, não é sextavado, nem tão pronunciado. É sim um prolongamento da janela, saindo em consola tal como esta "Bow Window", mas com gelosias de lâmina larga, cuja função era a de obscurecer e refrigerar o espaço interior.

Como vêem, são soluções semelhantes, mas com objectivos opostos: a "Bow window" dá mais luz e calor; o varandim árabe, obscurece e arrefece.

Esta casa era do 67 o dono de táxis mais querido da cidade, nos anos 50/60 e avô de um grande alpinista português, já nascido no Porto, PACHECO de seu apelido.