sexta-feira, 7 de setembro de 2007

AEROPORTO DA HORTA

PASSADO, PRESENTE E FUTURO


Fazendo uma resenha do surgimento e desenvolvimento de tão importante infra-estrutura para a ilha do Faial, podemos dizer que nasceu em Maio de 1968, com início das obras no terreno, que viriam a culminar com a sua inauguração a 24/08/1971, com a presença do então Presidente da República Almirante Américo Thomaz.

Em 15/01/1972 iniciou-se a sua utilização regular com a realização do primeiro voo programado pela SATA Air Açores.




O mais desejado salto, foi dado em 04/07/1985, com a realização do primeiro voo da TAP, com ligação directa a Lisboa, efectuado num boeing 737-200.

As condições de operacionalidade da pista de 1500 metros foram melhoradas em 1991 com a ampliação da pista para 1700 metros.

Obtém o estatuto de Aeroporto Internacional em 28/12/2000, atingindo assim um novo patamar.


Finalmente, em 24/08/2001, para corresponder ao aumento significativo do tráfego, é inaugurada a nova Aerogare, trazendo condições substancialmente melhoradas de operacionalidade e apresentação.

















Agora falta concretizar rapidamente a ampliação da pista anunciada pelo Sr. Presidente do Governo Regional, em mais de 500 metros, para possibilitar a sua utilização em voos de médio e longo curso, nomeadamente dos Estados Unidos, Canadá e Europa, sem penalizações para as aeronaves, viabilizando assim, a sua rentabilidade económica.



Seria uma grande prenda para os Faialenses, se ao comemorarem o 40º Aniversário do seu Aeroporto Internacional em 24/08/2011, pudessem inaugurar tal obra.


Pesquisa e texto de F.E., fotos A.V.

4 comentários:

Maria Silva disse...

Fotos espectaculares! Gostei muito do seu blog.

Carlos Faria disse...

vamos continuar unidos no objectivo da ampliação do aeroporto da Horta, mesmo quando sabemos que há promessas, estudos, garantias e várias soluções alternativas não podemos baixar os braços para os resultados das promessas, estudos, garantias ou soluções alternativas não se desvanecerem no nosso silêncio.

Anónimo disse...

Acho que a ampliação do aeroporto da horta era um desperdicio de dinheiro!! Sabemos muito bem que o aeroporto no pico iria-se gastar muito menos dinheiro na sua ampliação para voos internacionais....agora vamos por a questão... (porque é que os picoenses têm de atravessar o canal para irem para uma viagem simplesmente com um aeroporto em "casa"? Se o nosso aeroporto tem todas as condiçoes para operar A320 como o vosso...porque é que não se divide ou mesmo que fosse 3 voos plo pico e tirassem 2 do faial...era totalmente justo... afinal o canal tanto dá para la como para cá!! se os picoenses tem de atravessar o canal... porque nao sao as gentes do faial a embarcarem no pico??aqui vai esta questão...

Lc disse...

Caro anónimo, essas discussões são nos blogs do Pico, (Pico e os Aviões, ou Basalto Negro), eles é que gostam disso.
Aqui, promove-se os Açores e defende-se o triângulo, não se alimenta guerrilhas, de qualquer forma obrigado pela visita e opinião.