quarta-feira, 5 de setembro de 2007

NATGEO

CAPELINHOS - O VULCÃO QUE MUDOU OS AÇORES




Por ocasião das comemorações dos 50 anos do Vulcão dos Capelinhos, a revista "National Geographic", publicou na edição de Setembro de 2007, uma reportagem sobre os acontecimentos de 1957/1958 e não só. Aqui ficam alguns excertos:


"Os abalos que sacudiram a Ilha do Faial há vários dias não prenunciavam nada de bom."


"A população temeu pelos seus bens, mas, como é habitual, entregou-se nas mãos de Deus e resguardou-se em súplicas misericordiosas."


"Mas mesmo quando ele deitava coisas para o ar, fumo, areia e pedras, achava que era ao mesmo tempo muito bonito. Mesmo não sendo bom para a agricultura e para as casas, tive um pouco de pena, quando me fui embora, porque não consigo mentir - as explosões eram mesmo muito bonitas, sobretudo à noite."


"Era, aliás, um sitio que conhecia muito bem, pois aquela baía, era um paraíso de fauna e flora. E costumava ir para ali pescar. Claro que quando apareceu o Vulcão, tudo isso acabou."


"A noite de 12 para 13 de Maio de 1958, contudo, corresponde a uma nova página na vida do Vulcão. Uma crise sísmica, que registou cerca de 500 abalos de maior ou menor intensidade, varreu o Faial, o que provocou um reajustamento da estrutura subterrânea do edifício vulcânico. Capelinhos atingia o seu apogeu."


"Seguiram-se grandes e luminosas explosões strombolianas como fogo-de-artifício, emissões de bombas vulcânicas e torrentes de lava escorreram pelas vertentes - um espectáculo simultaneamente sublime e dantesco, que atormentou a população."


"O aparecimento dos Capelinhos marcou profundamente a Ilha do Faial, no aspecto fisico e a população local no estado de alma."


"Hoje, o Faial, a bem da verdade, não se mostra muito diferente do que era há 50 anos. A vida pacata tão bem descrita por Vitorino Nemésio, está bem presente no espírito dos Ilhéus, mas a cidade da Horta alindou-se, a fama do "Peter" galgou fronteiras, a Marina cresceu, o Aeroporto tem ligações directas ao Continente e a rede viária está um "brinco". O que está diferente, mesmo, é o Vulcão dos Capelinhos."




in " National Geographic", número 78, Setembro 2007.

Sem comentários: