segunda-feira, 5 de novembro de 2007

AS NOSSAS FREGUESIAS III

ANGÚSTIAS, MATRIZ E CONCEIÇÃO = HORTA


A Cidade da Horta situa-se na costa Sudeste da Ilha do Faial, é formada por três freguesias: Angústias, Matriz e Conceição, ocupando uma área total de 8,48 km².
O seu topónimo deriva do apelido flamengo do seu 1.º Capitão-donatário, Huertere.

A cidade, disposta em anfiteatro virado para a Montanha do Pico, é beneficiada a Sul pela Enseada de Porto Pim, protegida pelo Monte da Guia (145 metros) e Monte Queimado (89 metros), e a Norte, situa-se a ampla Baía da Horta abrigada pela Lomba da Espalamaca.

É uma das sedes da Administração Regional e sede da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. É sede do Departamento de Oceanografia e Pescas (sigla DOP) da Universidade dos Açores. Possui o Observatório Príncipe Alberto do Mónaco e uma Estação Radio-Naval da Marinha.



No interior do Porto Comercial, situa-se a famosa MARINA DA HORTA , o primeiro porto de recreio a ser inagurado nos Açores. É paragem obrigatória dos milhares de iates e veleiros que atravessam o Atlântico Norte. Merecem referência os jardins e espaços verdes emblemáticos da cidade: Praça do Infante D. Henrique, Jardim Eduardo Bulcão, Largo Duque de Ávila e Bolama, Praça da República, Jardim Florêncio Terra e o Parque Municipal da Alagoa. Junto da cidade, situa-se a área de Paisagem Protegida do Monte da Guia.




Na Horta destaca-se:

Colégio dos Jesuítas - Foi mandado construir por D. Francisco de Utra de Quadros, Capitão-mor do Faial, e sua mulher, D. Isabel da Silveira. Falecido a 1652 e sem descendentes, doa em testamento todos os seus bens (incluindo o Solar dos Utras) para fundação do Colégio. Tornou-se Igreja Matriz em 30 de Outubro de 1825 (com o orago ao SS.º Salvador), por substituição da primitiva igreja devido ao seu adiantado estado de degradação.

Torre do Relógio - torre sineira seiscentista adicionada à primitiva Igreja Matriz, com um relógio datado de 1700. Constitui um dos ex-libris da cidade. Junto fica o Jardim Florêncio Terra, local onde existiu o Convento de São João.

Igrejas do Carmo, Angústias, Conceição e de São Francisco.


A nível de espaços museológicos:


Museu Regional da Horta - com uma fabulosa colecção de miniaturas em miolo de figueira.


Museu de Arte Sacra e Museu de Scrimshaw.







No interior do Porto e nos pontões da Marina da Horta, figuram imensas pinturas que constituem um verdadeiro de museu ao ar livre, que se vai renovando ao sabor da imaginação dos navegadores que por ela escalam.

Sem comentários: