terça-feira, 22 de janeiro de 2008

AS NOSSAS FREGUESIAS VI

FREGUESIA DO CAPELO





O nome Capelo está relacionado com o próprio significado da palavra. Deriva o seu nome por se encontrar ordinariamente o cimo das montanhas coberto de nuvens, formando uma espécie de capelo ou capuz. O Vulcão dos Capelinhos e o seu antigo Farol, são o ex-libris por excelência da freguesia.


Segundo as evidências, o Capelo terá sido elevado a freguesia no início de 1600, por desanexação da freguesia da Praia do Norte. Segundo frei Diogo das Chagas, em 1643, a freguesia tinha 160 habitantes distribuídos por 44 fogos. (Espelho Cristalino, pág. 478). Foi praticamente destruída em 1672, na erupção do Cabeço do Fogo. A crise sísmica associada à erupção vulcânica e a queda de cinzas e materiais de projecção, provocaram a destruição generalizada das habitações e campos agrícolas das freguesias do Capelo e da Praia do Norte. Entre 1673 e 1845, a Praia do Norte é integrada na freguesia do Capelo.





A Igreja da SS.ª Trindade do Capelo é construída pela acção benemérita do Capitão-mor do Faial, Jorge Goulart Pimentel. Possuí uma imagem de Santa Ana do princípio do Século XX. Veio substituir a anterior igreja paroquial destruída em 1672 - de invocação a N. Sra. da Esperança. Merece ainda referência a Escola de Artesanato do Capelo e o paradisíaco Parque Florestal do Capelo.





As obras de construção do Farol dos Capelinhos tiveram início no dia 1 de Abril de 1894e foi inaugurado a 1 de Agosto de 1903. Deixou de operar em 29 de Novembro de 1957, em virtude da erupção vulcânica. O farol é composto por um corpo rectangular, de dois pisos, (um dos quais soterrado) e uma torre central octogonal. É construído em alvenaria de pedra rebocada (outrora pintada), excepto as molduras dos vãos, os cunhais e a cornija, que são em cantaria à vista. Serviu de guia ao longo dos tempos a inúmeros barcos.
fonte Wikipédia

Sítios de interesse: (consultar os seguintes posts)

TERMAS DO VARADOURO

NATGEO

Capelinhos Volcano

Circuito Pedestre / Walking trail

27/09/2007 - 50 Anos Depois...

Sem comentários: