segunda-feira, 23 de junho de 2008

EM BUSCA DO DESCONHECIDO - PARTE 2

Durante as explorações do fim de semana passado, deparámo-nos com o que parece ser uma "cratera" de um Vulcão extinto, pode-se dizer que é um grande "buraco", bem lá demos umas voltas por ali, tirámos umas fotos, admirámos as urzes em miniatura e seguimos viagem.

Qual não foi o nosso espanto, uns metros mais abaixo no trilho, ao encontrarmos uma indicação de túnel, fomos investigar, entrámos e percorremos toda a sua extensão, super escuro, mas com a luz ao fundo do ...

Afinal, este túnel vai dar directamente ao interior da suposta "cratera". Lá no fundo, a vista é esmagadora, tipo (formiga dentro de uma piscina). Bem escusado será dizer, que desta não estava à espera, já falei com diversas pessoas, ninguém conhece ou ouviu falar.

Agora pergunto eu:
  1. Será mesmo uma cratera de um Vulcão extinto?
  2. Qual a finalidade deste túnel?
  3. Terá sido algum sitio de extração de algum material?


Confesso que não faço a mínima ideia, se alguém souber alguma coisa, diga por favor.



5 comentários:

Carlos Faria disse...

Nós geólogos, por norma, não gostamos de responder sem estar antes devidamente localizados para validarmos no essencial a nossa resposta. Por isso, posso estar errado, mas parece-me uma das lagoas associadas à levada, onde se aproveitou crateras, nomeadamente do cabeço do 30. Neste caso, seria uma cratera, parcialmente modelada pelo homem. O tunel reforça ainda mais esta ideia de uma estrutura associada à levada.
A única coisa que estranho é as pessoas terem dito que desconheciam, pois a levada e lagoas associada é um tema muito conhecido e como não sei o local exacto...

Anónimo disse...

Já estive na entrada do túnel há uns bons anos no verão passado andei à procura dele e não o encontrei.

Nilson Barcelli disse...

Eu não o posso ajudar, mas alguém há-de saber bastante sobre o assunto.
A hipótese do geocrusoe parece plausível.

Abraço.

Lc disse...

Sem dúvida, deve ser mesmo isso.
O sitio é fácil de encontrar, no caminho que vai para o cabeço 30, depois de passar o acesso às levadas, mais acima, numa curva, existe um largo com acessos para pastagens.Penso que já lá existiu uma indicação de trilho turístico.

Anónimo disse...

Pelo que me contava meu pai, aquando da construção das levadas essa "cova" foi moldada pelos homens e respectivo tunel - a ideia era a construção de uma lagoa/tanque de retenção de águas, porque abandonaram a ideia já soube mas foi-se.
Mas terei oportunidade de falar com quem sabe e o informarei.

Não poderia terminar sem lhe dar os meus sinceros parabens pelo blog. Excelente *****