terça-feira, 4 de novembro de 2008

LOGO VS IMAGEM DE MARCA

No dia 4 de Julho do corrente ano, um amigo e colaborador destes blogs, fez a seguinte pergunta:" «nesse tempo» surgiu, na minha modesta opinião, um dos logotipos mais bonitos e felizes de cidades portuguesas: trata-se da palavra «Horta» com o «T» em forma de âncora e o «a» terminava numa ondulação do mar.Agora só vejo este «logo» nas mangas dos pólos do Peter´s; a CMH parece que abdicou dele excepto na Semana do Mar.E um tipo vai aí, anda á procura de uma «T-shirt» com o dito «logo» (algo que seja realmente «Horta/Faial») e não há. Alguma razão?"



O município da Horta, ainda o usa no seu portal turístico, e nos cartazes da semana do mar, acho que se tem mantido ao longo dos anos.


cartaz 2005


cartaz 2007
O Peter, acho que continua a usar e na minha opinião faz muito bem, pois sabe explorar aquilo que mais ninguém quer explorar.
Toda a gente, fala de turismo, dos turistas gastarem pouco dinheiro nas lojas, mas vejamos:
Com excepção das lojas viradas para o whale wacthing, do Peter e da Foto Jovial, o artesanato e as ditas T-shirts que vejo por aí, sinceramente e na minha opinião não inspiram muita vontade de gastar dinheiro.
Felizmente a nossa história, tem muitos motivos de interesse para quem nos visita, mas a oferta continua a ser muito escassa, de fraca qualidade ou extremamente cara.
Casos concretos: por exemplo, o caso do Vulcão dos Capelinhos, foi publicado um livro técnico sobre o evento, algo de muito interessante mesmo, encontrá-lo nas livrarias Faialenses, bem isso é impossível...no entanto esteve à venda numa livraria em São Miguel onde rapidamente esgotou.
Outro caso, fotos antigas dos Clippers, e de outros momentos marcantes da história Faialense, estão disponíveis na Foto Jovial no formato 10x15, pela módica quantia de 2 €uros, até faz lembrar os "possíveis" passeios de charrete pela cidade a 20 €uros, bem esta gente pensa que o turista nada em dinheiro.
Enfim, voltando aos logos, acho que tudo se resume à falta de iniciativa dos comerciantes, ningúem se dá ao trabalho de criar uma T-shirt de qualidade com ele.
PS - Em jeito de brincadeira, acabo este post com a seguinte referência, será que algum dia destes, vamos encontrar por aí em alguma "Megastore Macau" as referidas T-shirts, e depois os comerciantes locais a se queixarem...

Uma Variante do Logo, muito bonita também.

13 comentários:

xistosa - (josé torres) disse...

Então esqueceu-se dos chineses?
Eles fazem os bordados de Viana, as rendas da Lixa, os "bilros" de não sei onde ... o que custa fazer uma t-shirt com o Logo ?

Nem sabemos explorar, (valorizar, cultivar), o que temos.
Tudo e todos querem ficar ricos da noite para o dia.
É a nossa pequenez que não nos deixa ver além dum curto espaço ...

E, as imagens de marca, acabam por desaparecer, se não aparecer um carola que faça renascer os mortos ...

capelense disse...

Não esquecer que nós faialenses temos um espaço próprio para o artesanato no CAPELO!!!!

Periquito disse...

O comerciante faialense, salvo raras e honrosas excepções, habituou-se a estar atrás do balcão à espera do cliente, ficou parado no tempo, no século passado.
Não inova, pouco trabalha, com isso não grangeia clientela e os poucos que lhe "caem" na loja pagam pelos que lá não vão.

Será a nossa triste sina?

LB disse...

Ah pois é, essa é que é essa. O melhor que o Faial tem geralmente é mais apreciado/rentabilizado por quem vem de fora.

E quanto ao trabalho, esse, de facto não é muito com a gente da ilha, com as devidas e honrosas excepções, que só confirmam a regra.

Não é por acaso que o velho ditado diz que na Terceira há burgueses pobre, em São Miguel camponeses ricos e no Faial contrabandistas espertos...

Saudações faialenses!

Paulo Pereira disse...

Caro LC
Enviei por mail uma foto para concorrer ao clic da semana. Como deu uma vez erro, não sei se terá recebido.

Cumprimentos

Lc disse...

Caro amigo "Xistosa", então e a "Megastore Macau", a quem pertence???
lol

Lc disse...

Ao Capelense, sem dúvida caro amigo, digna de registo e de uma visita.

Lc disse...

Ao "periquito", grandes verdades meu amigo, não admira que as lojas andem vazias, e agora "eles" tem uma grande oportunidade, já que o Hiper continua na sua política de "já que estamos sozinhos"....

Lc disse...

Bem cara amiga "LB", esse ditado desconhecia, mas acho que a esperteza está a ficar em pouca, eh eh eh


Ao Paulo Pereira, recebi sim Senhor, está aprovada e em breve será publicada. (lol)

Mello disse...

Concordo. O logotipo é bonito!

Beijinhos,

Graça Mello

Táxi Pluvioso disse...

Dêem o logotipo aos chineses que eles sabem rentabilizá-lo.

amg disse...

o que me custa é que para trazer algo «original» daí - o «logo» -tenha de vir na manga (e não no peito) !!!
Na Worten´s de alguns Modelos do Continente (mas que raio de «sequência» publicitária...) já se pode lá ir com um «logo» num ficheiro e eles imprimem numa caneca/t-shirt/etc...
Eu aprecio o Zé Azevedo e a sua «máquina» publicitária, mas quero é fazer publicidade ao Faial e não ao Peter´s...
O mesmo para os bordados: numa Semana do Mar perguntei a uma senhora que bordava sacos de guardanapos (uma tradição que se mantém na minha família) se, em vez dos capotes, não poderia fazer uma «série especial» adicionando o farol da doca, o tal «logo» e mais outras coisas que agora não me recordo, e dizendo inclusivé que pagaria um diferencial. Pararam todas de bordar e ficaram a olhar para mim como se fosse um anormal.
Doeu.

amg disse...

esqueci-me de dizer que o logo da marina está 5 estrelas.
parabéns á iniciativa.