terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O BRASÃO DOS FLAMENGOS - PARTE II

NOTÍCIA HISTÓRICA

A Freguesia dos Flamengos trás desde a sua origem três marcas históricas que convém ficar no brasão da sua comunidade.

1) A Ribeira dos Flamengos, que recolhia a água permanente, que corria das Bicas, razão que levou os povoadores Flamengos a irem fixar-se no Vale da Ribeira dos Flamengos, como relata Gaspar Frutuoso: "onde se chama Farrobo, e adiante para o ocidente, está uma freguesia chamada a Ribeira dos Flamengos, da invocação de Nossa Senhora da Luz..., com Igreja de três naves sobre cinco colunas, grande e bem feita, que antigamente situaram os Flamengos..."
O cronista, o primeiro, que escreveu as Saudades da Terra, sobre a História dos Açores, entre 1580-1590, faz referência à Ribeira e ao culto da Senhora da Luz, que a 1ª Expedição de Flamengos, em 1466, ali fixou numa ermida, coberta de colmo, mesmo ao lado da Ribeira. (...)

2) Temos pois a Ribeira, que fica a atravessar o brasão, a imagem da Senhora da Luz, que os Flamengos tomaram como sua padroeira e a flor-de-lis, que é o distintivo da Casa de Flandres, do Duque de Borgonha...

3) Ob.Cit. Edição do Instituto Cultural da primeira expedição de Flamengos em 1466, ano em que desembarcaram na Ilha do Faial, no lugar da Praia do Almoxarife e se dirigiram, depois, à procura de água, boa planície, o lugar da Ribeira que tomou o nome da Ribeira dos Flamengos, como era conhecida então, a freguesia.
Hoje ainda é povoação, que na topomínia e na antropologia guarda muitos caracteres somáticos e históricos dos povoadores Flamengos, que ali se fixaram na segunda metade do século XV.

Padre Júlio da Rosa

Nota final - Nem imaginava, o quão é complexo, o processo de elaboração dos Símbolos Heráldicos, fica aqui o registo quase na integra desta freguesia.

Sem comentários: