Os Presépios Tradicionais Portugueses, tem como característica, a adição de costumes e tradições populares. Os Açorianos, não fogem há regra e devido a muitas horas e a muita paciência de "artistas" anónimos "armados" com simples facas, moldes de gesso ou simplesmente bocados de pano, criam verdadeiras miniaturas das vivências do povo, ao longo dos tempos. Assim a nossa identidade como povo é mantida, pois são recriados cenários, alguns já desaparecidos. È muito usual ver os olhos dos pais a brilhar, ao mostrar a seus filhos que contemplam o presépio, como: "o pai, apanhava melros, quando era pequeno" ou "brincava na rua com um rodeiro".
Não menos usual é ver, os mais idosos, recordar as suas antigas labutas nos campos, com os arados de pau, arrastas, carros de bois, etc.
a quantidade de detalhes, chega a ser impressionante
actividades no campo
calivar, sachar , trigo, milho...
a filarmónica
as Igrejas
o fabrico do vinho
serrar a madeira
E tudo isto, se junta às figuras tradicionais desta história passada em Belém, como se tratasse de um acolhimento do Menino Jesus, no nosso meio, entre o nosso povo.
Aqui fica, uma homenagem, a todos aqueles que teimam, em não esquecer as nossas tradições, e a todos os "artistas" que através da madeira, pano, barro ou gesso, permitem a nós todos poder admirar esta forma de arte num Presépio Tradicional Açoriano.
1 comentário:
Olá, os meus sinceros parabéns aos autores de tão magnifícas recriações.
Apesar de estar longe, a minha Ilha está sempre no meu coração.
Bom Natal, para toda a equipa.
Fernandinha
Enviar um comentário