terça-feira, 1 de julho de 2008

VOLCANO WATCHING

NATGEO

Para quem costuma adquirir a "National Geographic", este mês junto com a edição Portuguesa, veio uma agradável surpresa, um mapa suplemento sobre a Geologia dos Açores.Realmente, vivemos num arquipélago cheio de Geomonumentos fantásticos para serem visitados, pode-se dizer que existe um pouco de tudo e para todos os gostos.

Voltando ao mapa, gostei de saber que as duas primeiras Reservas Naturais dos Açores a serem classificadas foram os dois sítios que mais gosto neste lindo arquipélago Açoriano.

"Em 1972, a Caldeira do Faial foi classificada como Reserva Natural, um primeiro esforço isolado para proteger uma paisagem geológica única, ao qual se seguiria, em 1979, a classificação da Reserva da Lagoa do Fogo, que ocupa a caldeira de um vulcão adormecido desde 1564. A partir de então, o inventário de geomonumentos do arquipélago tem crescido exponencialmente, abrangendo cada vez mais formas geológicas que, pela sua raridade ou beleza, merecem ser preservadas." Natgeo

(Caldeira do Faial)


(Lagoa do Fogo - Ilha de São Miguel)
foto Lurdes Espínola

Estão em fase emergente, várias novos tipos de turismo, sendo o Volcano Watching, um dos que "assenta" como uma luva, nos Açores. Citando mais uma vez o mapa da Natgeo, aqui nestas nove ilhas, "cada pedra tem uma história para contar."

A não perder, o Mapa, e uma visita a este lindo arquipélago.

2 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Há pequenos pormenores que nos prendem.
A explicação sucinta, para os ignorantes, como eu.
Sempre pensei que a Caldeira do Faial, estivesse em actividade, mesmo diminuta e que contivesse, sempre, água.
Há locais que se visitam sem nos deslocarmos.
Obrigado LC.

(já agora, à margem do comentário, o blog está muito mais rápido de abrir!
É assim que se diz?)

Lc disse...

Caro amigo, ter água até tem, mas cá de cima não é muito visivel.
Digamos que está disfarçada, com a vegetação.
Um abraço.
Quanto ao blog, ainda bem que está mais facil de aceder.